• CmSal RE

CÂMARA MUNICIPAL DO SAL COMEMORA DIA DA MULHER CABO VERDIANA




A CÂMARA MUNICIPAL DO SAL COMEMORA DIA DA MULHER CABO VERDIANA COM CERIMÓNIA DE DISTINÇÃO DE VINTE E QUATRO MULHERES NA POLÍTICA E DE QUATRO COLABORADORAS RECÉM- APOSENTADAS


No âmbito das celebrações do mês da mulher, a Câmara Municipal do Sal homenageou em cerimónia solene, vinte e quatro personalidades femininas que participaram de forma ativa na política do município, e quatro colaboradoras que, este ano, passaram à situação de reforma.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara do Sal Júlio Lopes que se fez acompanhar pelos vereadores Maria João Brito, Jassy Sousa, Euclides Silva e pelos ex. presidentes da edilidade Maurício da Luz e José Pimenta Lima, nomes que também colaboraram na transformação da ilha do Sal.


Para celebrar este mês que é dedicado às mulheres, a edilidade salense, promoveu uma série de atividades de várias ordens que serviram para elevar os talentos de mulheres salenses; nesta senda, estas celebrações terminam com a cerimónia homenagem 24 mulheres que deram um contributo imprescindível para o desenvolvimento da ilha do sal, através da política, e rendendo também uma singela homenagem a 4 colaboradoras da área de saneamento e ambiente recém aposentadas que de igual forma deram um contributo importante para o município do Sal.


Na sua intervenção, Júlio Lopes frisou que as mulheres merecem ser agraciadas todos os dias visto que estas em particular participaram ativamente no desenvolvimento sócio-político da ilha do Sal. O autarca fez um breve historial da evolução da mulher na sociedade, tarefa que, segundo ele, não foi fácil.


Por seu turno, o ex-autarca do Sal Maurício da Luz, que esteve a Câmara Municipal do Sal no período de 1994 até 1996, falou que nesta época as mulheres ainda não sentiam atraídas para a política, mas sublinhou que os tempos mudaram na medida e os desafios são outros e a própria mentalidade das mulheres mudou, disse ainda que, nos dias de hoje, a mulher reivindica o seu lugar na vida sociopolítica de Cabo Verde.


Já o também ex. autarca José Pimenta Lima que liderou a edilidade de 2002 até 2004, fez uma retrospetiva desde que chegou à ilha do sal recém-formado, da escassez de profissionais formados dentre eles mulheres. Ainda na sua intervenção enaltecendo sua enorme satisfação, que passados 32 anos após a sua chegada na ilha, ter havido uma evolução expressiva do empoderamento da mulher, que hoje, lideram empresas e instituições de todas as dimensões.


Concluiu dizendo que as mulheres, desenvolveram as competências e qualidades e apresentam-se hoje como a maior fatia de quadros com formação nas empresas nacionais.

A cerimónia terminou com a entrega de certificados e brindes às homenageadas que, emocionadas agradeceram o gesto nobre da edilidade salense em reconhecer o seu trabalho e o importante contributo que deram para ao município.