• CmSal RE

COMUNIDADE DE HORTELÃ DE CIMA ACOLHE TENDA DE SAÚDE


Com vista a assinalar o Dia internacional da Família, que se comemora a 15 de maio, a Câmara Municipal, em parceria com a Proteção Civil, a Cruz Vermelha e associação Verdefam promoveram uma Tenda de Saúde, na localidade de Hortelã de Cima-Largo da Capela.

Despistagem de diabetes, HIV/Sida, Sifilis, controlo da tensão arterial, distribuição de preservativos, sensibilização e prevenção ao uso abusivo do álcool, informação à comunidade sobre a prevenção a várias doenças, inclusive a COVID-19, com distribuição de panfletos e desdobráveis informativos, fizeram parte do programa da Tenda de Saúde.

O vereador pela área da Coesão e Inclusão Social e Saúde Pública, Jucelino Cardoso, visitou a Tenda de Saúde, conversou com os participantes, tendo destacado a importância da família e dos cuidados que cada um deve ter com a saúde, para manter as famílias mais coesas e estruturadas.

Sendo o consumo abusivo do álcool uma das causas de desavença e mal-estar nas famílias, o animador sociocomunitário, Nelson Luís esteve na Tenda de Saúde, com uma equipa, a sensibilizar as pessoas para prevenirem-se contra o consumo abusivo do álcool, chamando a atenção das pessoas para os riscos do consumo exagerado de bebidas alcoólicas na saúde, na família e na economia.

Questionado se com a pandemia da COVID-19 as pessoas estão a consumir menos álcool, Nelson Luis disse o seguinte: “Não conheço estudos nesse sentido. No entanto, é minha perceção, sustentada em conversas com pessoas e proprietários de comércios, de que com a pandemia da Covid-19, as pessoas, obviamente, estão mais confinadas, outras perderam o emprego em consequência, originando por vezes problemas emocionais que contribuem para estimular o consumo do Álcool e não a redução.” Assim, o animador sociocomunitário enfatiza que é necessário continuar a sensibilizar fortemente as pessoas para evitarem o consumo do álcool, sobretudo em tempo de pandemia.

Por outro lado, o coordenador do Centro de Saúde da associação Verdefam, Olavo da Luz, ressaltou que é sempre uma mais valia para a Verdefam poder levar o Programa da Saúde Sexual e Reprodutiva para mais próximo das populações, pelo que é sempre um prazer colaborar com a Câmara Municipal, em projetos desta natureza.

Outrossim, a mesma fonte disse que ficou feliz em ver também uma campanha de sensibilização e prevenção ao uso abusivo do álcool, pois o consumo exagerado do álcool está na origem, muitas vezes, da contaminação pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. “Considero que foi uma excelente iniciativa por parte da Câmara Municipal e seus parceiros trazer para junto da comunidade esta Tenda de Saúde, que nos permitiu de forma gratuita fazer a despistagem de várias doenças e obter muitas informações de prevenção”, garantiu a munícipe Adelaide Maria da Graça, depois de ter realizado o controlo da tensão arterial e a despistagem da diabetes.

Já o jovem Romário Soares, de 26 anos de idade, sublinhou que atividades como a realização de Tendas de Saúde são sempre muito importantes e podiam ser realizadas com mais frequência, em diferentes localidades, por forma a que a população possa cuidar mais da sua saúde.