Construção do Complexo Educativo de Chã Matias


O Governo de Cabo Verde anunciou esta semana a Construção do Complexo Educativo de Chã Matias, através da Resolução nº 45/2022 de 26 de abril publicado no BO nº 41, I Série., alinhado com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Município do Sal (PEMDS).


O PEMDS recentemente aprovado pelo Município do Sal, contemplou no diagnóstico os principais problemas e desafios no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), inclusive no ODS 4 – Educação de Qualidade, tendo sido identificado como uma das principais preocupações na área de Educação, a sobrelotação das salas de aula.


Sal é uma das raras ilhas onde a procura escolar cresce por causa da imigração e da migração interna, exercendo grande pressão sobre as estruturas de educação e a disponibilidade de recursos neste setor. Com uma população em idade escolar bastante expressiva, o setor da educação na ilha está em permanente adaptação, para poder dar o máximo de cobertura possível a toda esta demanda.


Estamos assim entusiasmados com esta decisão que permitirá ao Município do Sal dar um salto qualitativo no cumprimento do Programa + Educação + Inclusão e dos Objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, mais concretamente no ODS 4 - Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.