• CmSal RE

Daniel Pereira dá a conhecer ao público salense a sua obra literária “Um Mar de Conflitos”



Conforme disse a Márcia Souto da editora Rosa de Porcelana, o livro de Daniel Pereira incita a uma necessária reflexão e a um consequente debate sobre a nossa História, seus atos e fatos, seus feitos e efeitos, suas intermitências no presente. Uma abordagem sobre figuras proeminentes da vida cabo-verdiana e sobre o século XIX, período, pelo lastro político, económico e social, incomensuravelmente determinante para o percurso de Cabo Verde Colónia e Colonial.


Daniel Pereira mergulha, como estudioso e como investigador, consciente de que as verdades podem e devem ser questionadas sempre, de que as luzes nascem da busca, do tratamento, da catalogação e da indexação do acontecido e na sua premência de acontecer de novo, em estruturas, circunstâncias e cenários diversos. Por conseguinte, este livro concita à não obstrução da memória, mas ao assumir a coragem de que afinal o passado sempre esteve presente.


Livros como este são vitais para a História, a Historiografia e a Memória, além de configurarem uma preciosidade para os investigadores, pois expõem fontes documentais e referências que implicam anos de aturada busca e atenta interpretação de tudo quanto neles coligidos.