Ilha do Sal acolhe o IV Congresso Nacional para o Trabalho Digno



Enquadrada na comemoração do Dia Internacional do Trabalho Digno, a Câmara Municipal do Sal associou-se à iniciativa do Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional (ISSO) na realização do IV Congresso Nacional para o Trabalho Digno, tendo como tema o "Turismo Sustentável para uma Vida Digna", e propiciando um momento de reflexão, apropriação alargada de oportunidades e partilha das boas práticas ao nível internacional e nacional, permitindo assim uma progressão económica e social sustentável.


O evento aconteceu nesta sexta-feira, 7 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo o Presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, presidido ao ato de abertura, que contou a presença o Presidente do Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional, João Carvalho, a representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ana Silva Rosa, e representantes de sindicatos trabalhistas.


O Presidente do ISSO afirmou que a sua organização está empenhada na luta para a promoção de um trabalho cada vez mais seguro, visando também o turismo sustentável, sendo certo que, nos dias de hoje, o objetivo fundamental é promover aos homens e mulheres o acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade e equidade de segurança, e de dignidade humana.



O edil salense assegurou que trabalhar é um conceito digno, relevante, não só para a obtenção de recursos para que as famílias possam sobreviver, mas também para a própria realização do ser, porque uma pessoa que não trabalha tem dificuldade em ter um estatuto social. Conclui dizendo que todos nós temos de trabalhar para dar um contributo para a sociedade.


Antecedendo ao Congresso, houve a realização de três minicursos ligados ao tema, ontem, na Biblioteca Jorge Barbosa, ministrados por João Carvalho e Ana Silva Rosa.